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Descubra como é a linguagem do corredor

Entenda aqui algumas das palavras mais usadas por praticantes de Running.



AQUECIMENTO: é a etapa inicial de uma sessão de treinamento, e prepara o corpo para os exercícios mais intensos. Geralmente é composta por uma caminhada ou  trote leve.

AMADOR: Aquele que pratica um esporte por paixão ou em busca de melhor qualidade de vida, sem receber qualquer retorno financeiro por isso.

BCAA: É um suplemento alimentar composto da combinação dos aminoácidos isoleucina, leucina e valina. Ajuda na recuperação do sistema muscular, na recuperação pós-exercício e na melhora do sistema imunológico.

ALONGAMENTO: Séries de exercícios que melhoram a flexibilidade preparam o corpo para a atividade física, diminui as dores musculares depois da corrida, o risco de lesão e aumentam a agilidade.

CALORIA: É a quantidade de energia ou calor necessário para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC. Expressa o valor energético dos alimentos e da atividade física.

COELHO: corredor contratado pelos organizadores de corridas para ditar o ritmo dos atletas durante a prova, e serve de referência para outros atletas. Também é chamado de marcador de ritmo, ou pacemaker.

DESIDRATAÇÃO: Acontece quando a quantidade ingerida de líquidos é menor do que e eliminada pelo organismo. Um dos seus primeiros sintomas é a sede.

CORE: região que engloba quadril, abdome e lombar. É considerado o centro de estabilização e produção de força do corpo.

CORRIDA: Deslocamento do ser humano em que por alguns instantes os dois pés não mantêm contato com o solo.

ENDORFINA: substância produzida pelo cérebro em resposta à  atividade física, com intenção de dar prazer e despertar a sensação de euforia e bem-estar.

EXERCÍCIO FÍSICO: É uma atividade física planeja e estruturada, com o intuito de melhorar ou manter o condicionamento físico.

EXERCÍCIO AERÓBIO: Tipo de exercício em que a energia utilizada é gerada pela queima de oxigênio. Deve ser realizado em uma intensidade baixa ou moderada, e pode ser mantido por um longo tempo.

EXERCÍCIO ANAERÓBIO: tipo de exercício em que a energia utilizada independe do oxigênio. É uma atividade de curta duração e alta intensidade, que libera mais ácido lático do que o corpo pode eliminar. Isso provoca o cansaço.


ESTIRAMENTO MUSCULAR: Uma das lesões mais comuns entre os corredores. As fibras musculares se rompem porque é exigida uma força além do que elas podem gerar. Costuma acontecer por falta de aquecimento, esforço excessivo ou fadiga.

MUSCULAÇÃO: conjunto de exercícios realizados com o auxílio de equipamentos destinado a aumentar a força muscular.

VO2 MÁXIMO: volume máximo de oxigênio que o corpo consegue consumir durante o exercício físico. É um indicador de potencial do atleta e pode ser melhorado com os treinos, mais cada indivíduo possui um limite natural.

Pratique esporte, esse é o melhor remédio!

3 comentários:

Sam Nóbrega disse...

Adorei! Muito bom(como todos os outros post!) bjin

Edson Palma disse...

É isso aí, Fábio

...esporte para toda nossa vida sempre!

Até mais...

De Atos e Fatos A Anos Luz disse...

Amigo Fábio, como vc bem escreveu não é você, e sim as coisas postadas aqui.
Parabéns, suas postagens são de suma ajuda, são assuntos bem diversificados + todos atuais e muito importante.
Não é você + através de você poderemos ficar atualizados e usufruir de sua companhia.
Obrigada por presentear-me com seu Blog.
BeiJanes em vosso coração.
Jane Di Lello.

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