Neste blog você vai ler notícias que acontecem por um Mundo que nunca pára, fatos engraçados outros nem tanto, dicas para viver melhor, saúde, esportes enfim aqui você vai viajar sem sair do blog, ele está sempre atualizado e com com ótimas informações para você estar sempre atualizado no mundo que está em constante movimento seja bem-vindo e sinta-se em casa, não deixe de assinar nossas notícias ou seguir o blog, escolha a seção que você quer navegar na direita ou role a página para baixo para ver as últimas postagens.


Disco de vinil e a sua história

Conhecido por disco de Vinil ou se preferir LP, o disco é feito de plástico vinil, criado no começo de 1950, para produzir o disco se usa cloreto de polivinila ou PVC o normal é ser na cor preta, nele é registrado informações de áudio que pode ser reproduzido usando um toca-discos. O vinil tem micro-sulcos ou ranhuras na forma espiralada, seu papel é conduzir a agulha até o centro no sentido horário, gravado em modo analógico, mecânico, os sulcos são microscópicos e com isso faz a agulha vibrar, essa vibração que é formada em um sinal elétrico, no qual vai ser amplificado e transformado em som audível (música). Esse plástico, o vinil é muito frágil e delicado qualquer sujeira ou pó podem ser fatais ou comprometer a qualidade do som, esses discos precisam ser constantemente limpos e livres de poeira, ainda precisam ser guardados em posição vertical dentro de uma capa e envelope de proteção,
a poeira é seu maior inimigo se transformando em material altamente abrasivo danificando tanto a agulha como o disco. O vinil surgiu em 1948, deixando para trás os discos de goma-laca de 78 rotações por minuto (RPM), pois eram mais leves e maleáveis, resistentes a choques e quedas e seu manuseio era sempre feito pelas bordas. Os discos de vinil são melhores por caber um numero maior de canções, diferente dos discos de Vinil modelos antigos de 78 RPM onde cabia apenas uma canção. No final de 1980 e no inicio de 1990, foi lançado o CD que prometia acabar com os chiados, musicas com qualidade digital assim começava a extinção do LP, até que em 1997 as grandes gravadoras gravaram suas ultimas canções nesse disco preto que tem fãs ate os dias atuais.

a imagem abaixo você vê um disco de goma-laca de 78 RPM 

Discos de Vinil

4 comentários:

neuza rossi disse...

Gostei da matéria!! Eu tenho um disco de vinil que ganhei na escola quando estava na 4ª série, guardo-o com muito carinho, nele contem os hinos nacional.

abelheira disse...

Pra quem é fã de música, nada como um LP. As músicas são mais completas, mais puras, nenhuma nota ou nível de gravação são comprometidos.
Mas o tempo voa, a tecnologia avança.

Edson Palma disse...

Cara, sabe que o lance do viníl traz lembranças legais, mas no fundo não curto saca?

Ainda curto um objeto mais discreto e fácil de carregar - em meio às atividades cotidianas, entende?

Mas, a gama de informações contídas nesse post suprem uma curiosidade pertinente, excelente!

Até mais...

Victor S. Gomez disse...

O vinil tem suas vantagens e a maior delas é a durabilidade. Abraços

SE LIGA, CHUTA ESSA PEDRA DO TEU CAMINHO → IF ON, THE STONE THAT KICK YOUR WAY

NÃO CAIA NESSA!
 Se liga, VIVA À VIDA.
mais em: Crack Nem Pensar